Ao longo da última década empreendi em uma série de iniciativas. Entre erros e acertos sempre me deparei com frases que mais parecem ditos populares. Por muito tempo cheguei a acreditar em tais afirmações. A proposta deste post é debater sobre estas questões e, quem sabe, te fazer refletir sobre.

“NÃO SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO”

Essa frase acima soa quase que o oposto do que você ouve falar no meio do empreendedorismo. Quem me fez pensar sobre isso foi David del Rosario, um escritor e pesquisador espanhol. Essa questão de sair da zona de conforto, repetida exaustivamente no palco de grandes eventos, em adesivos de startups e em palestras ao redor do mundo é algo para ser analisado.

Reflitam comigo: devemos realmente sair de nossa zona de conforto? Quem dita os limites desta zona? Por que não aproveitar sua zona de conforto?

O que David del Rosario reforça é a relevância de vivermos o momento presente. De não projetarmos infinitamente um futuro promissor atrelado necessariamente à sair da zona de conforto. (assista abaixo o vídeo de David e tire suas próprias conclusões)

Sou bastante crítico diante de inúmeras afirmações realizadas ao longo dos últimos anos no meio empresarial, especialmente junto à indústria da tecnologia. Unicórnios, startups, investidores, aceleradoras. Sim, existe muita gente séria neste meio.

Mas será que não está se vendendo mais glamour do que satisfação? Será que realmente devemos coroar somente as empresas chanceladas com carimbos do tipo “Great Place to Work”? Qual é o preço que se paga para mantermos uma imagem que beira a perfeição?

Talvez você esteja se perguntando o que esses questionamentos tem a ver com Marketing Digital. Ao meu ver: TUDO.

O Marketing Digital está naturalmente envolvido pelo mundo da tecnologia, o mesmo universo em que encontramos todas essas afirmações do tipo “Saia da sua Zona de Conforto”. Em termos de Marketing Digital Internacional, este tipo de comportamento é ainda mais frequente (vide hubs de tecnologia do tipo Vale do Silício).

  • E que tal se quebrarmos um pouco estes mandamentos que vem se repetindo?

Fica aqui meu apelo para que cada um reflita bastante quando ouvir uma das frases abaixo.
– Saia da Zona de Conforto.
– Trabalhe duro.
No pain, no gain.
– Deus ajuda quem cedo madruga.
– Como fazer seu primeiro milhão.
– A empresa só funciona se o dono for o primeiro a chegar e o último a sair.
– O gado só engorda aos olhos do dono.
– Trabalhe com o que gosta e não trabalharás um dia sequer em sua vida.

Quais outras frases deste tipo você se lembra?
(Escreva nos comentários).


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EnglishPortugueseSpanish